Baú de Memórias

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Transporte Coletivo Intermunicipal

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Transporte Coletivo Intermunicipal

Viação Mourão

O pioneiro do transporte coletivo em Pederneiras foi Sebastião Mourão, revendedor dos automóveis Dodge. Iniciou suas atividades em 1928, com sua empresa de “Auto-Bonde”, as linhas entre Quilombo-Pederneiras, Santa Isabel-Quilombo, Barra Bonita-Pederneiras e Pederneiras-Bauru. Seu filho Itagiba Mourão assumiu a empresa e transferiu-a para Bica de Pedra (atual Itapuí), ligando essa cidade a Pederneiras e Bauru. Em 1937 mudou-se para Vanglória, de onde fazia o trajeto Vanglória-Pederneiras. Anos depois abriu as linhas Pederneiras-Usina São José e Lençóis Paulista-Pederneiras. Desde 1963, a Viação Mourão está estabelecida em Lençóis Paulista, onde esteve sob a direção de Sebastião Mourão Neto até 2005, quando foi vendida. Atualmente, a empresa está servindo as cidades de Pederneiras, Macatuba, Lençóis Paulista, São Manoel, Barra Bonita, Areiópolis, Águas de Santa Bárbara, além de Vanglória, fazendas Brasil, São Pedro e Perobal, Usina São José e Aparecida (Distrito de São Manoel).

Empresa Auto-Ônibus de José Artioli -Em 1948, José Artioli adquiriu uma “jardineira” e iniciou a linha Macatuba-Pederneiras, sob a direção de Izidro Artioli, Ítalo Artioli (“Titão”) e Euclides Pereira de Freitas. Por volta de 1955, a empresa foi vendida para a Viação Pássaro Verde e em 1965, foi adquirida e integrada pela Viação Mourão.

Empresa Pedro Hernandes & Rette - Entre 1948 e 1960, essa empresa manteve a linha Iacanga-Pederneiras, passando por Soturna (atual Arealva) e Santelmo.

Empresa Agenor Santos - A empresa Agenor Santos fazia os trajetos Pederneiras a Iacanga e a Itapuí e vice-versa.

 

Expresso de Prata e Reunidas Paulista - Atualmente, Pederneiras é servida pelo Expresso de Prata. Essa empresa é responsável pelo transporte de passageiros de Pederneiras as cidades de Rio Claro, Limeira, Americana, Campinas, Jundiaí e São Paulo, com linhas para Garça, Marília e Dois Córregos e horários especiais para Santos, São Vicente e Praia Grande. = A Reunidas Paulista mantém linhas para Araraquara, Bariri, Bauru, Boa Esperança do Sul, Bocaina, Boracéia, Brotas, Dourado, Jaú, Ribeirão Bonito e São Carlos.

Pesquisas: Rinaldo T. Razuk.

Actualizado em Quinta, 31 Dezembro 2009 00:37  


Estatísticas

Membros : 5
Conteúdo : 66
Favoritos web : 6
Visualizações de conteúdos : 400959

Galeria de Imagens