Baú de Memórias

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

As Igrejas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

As Igrejas

Paróquia de São Sebastião (Consulte Histórico em História: Origens)

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

A Capela Nossa Senhora Aparecida foi construída por Bernardo Valentin e sua primeira diretoria administrativa foi constituída em 29 de junho de 1954.
Pelo decreto de Dom Vicente Marchetti Zioni, foi criada a Paróquia de N. Sra. Aparecida de Pederneiras no dia 2 de fevereiro de 1969. O território foi desmembrado da Paróquia de São Sebastião.
Pela Provisão de 2 de fevereiro de 1969, Pe. Darcy de Almeida Pinto tornou-se o primeiro Vigário encarregado da nova Paróquia.
Os Padres da Paróquia N. Sra. Aparecida foram os seguintes:
1969 – Pe.Darcy de Almeida Pinto
1971 – Pe. Celso Diogo Ferreira
1978 – Pe. Jonas Vitor de Moraes
1979 – Mons. Celso Diogo Ferreira
1988 – Pe. Aloísio Hasegawa
1988 – Pe. Carlos Antônio Sanches
1990 – Sebastião Pereira
1996 – Pe. Fernando H. Lima
1999 – Pe. Aloísio Hasegawa 2009 - Pe. Gustavo Rubin da Mota
Pertencem à paróquia as capelas de São João Batista nos bairros Antonio De Conti e Antonio Facciolo, capela São Luiz Gonzaga no bairro de Itatingui e a capela Santa Isabel no Distrito de Vanglória.

Paróquia São Judas Tadeu

Após a formação do Núcleo Habitacional Michel Neme em 1972, os moradores desse bairro começaram a se reunir em pequenos grupos nas casas das famílias.
Com a orientação do Pe. Darcy, da Paróquia de São Sebastião, foi formada a primeira equipe da capela, tendo como coordenador Celso Lourival Gualda, o vice-coordenador Antonio Mendonça, o tesoureiro Jorge Siqueira, o vice-tesoureiro Sebastião Leal Bueno, a secretária Georgina Marlene Franco Siqueira e o vice-secretário Dirceu Antonio Ferrari.
A construção da capela foi feita em mutirão, sendo que quase todo material doado. Elegeu-se como santo padroeiro São Judas Tadeu. A inauguração foi em 28 de outubro de 1983, com missa solene realizada pelo Pe. Aloísio Hasegawa e Monsenhor Celso Diogo Ferreira. Procedeu-se a entronização da imagem de São Judas Tadeu pelo casal Fiori Gigliotti, doadores da imagem.
No dia 7 de abril de 1996, durante missa solene, foi criada a Paróquia de São Judas pelo Bispo Dom Aloysio José Leal Penna.
Os padres da Paróquia São Judas Tadeu foram Pe. Antonio Rodrigues Neto e Pe. Carlos Antonio Sanches. Atualmente responde pela Paróquia Pe. Gustavo da Natividade.

Igreja Presbiteriana

A Igreja Presbiteriana de Pederneiras foi organizada pelo Rev. João Vieira Bizarro e pelo Presbítero Belarmino Ferraz, em 5 de setembro de 1895.
No livro “Annaes da 1ª Egreja Presbyteriana de São Paulo”, há o registro da igreja do Ribeirão do Veado, no município de Pederneiras, no âmbito da igreja de “Lençoes”. Com 29 membros comungantes e, na organização, quatro pessoas fizeram parte da profissão de fé, sendo elas Dinarte Coutinho, Thereza de Magalhães Coutinho, João de Oliveira Fernandes e Sophia Coutinho.
Foram eleitos presbíteros os irmãos Silvério Coutinho e Evaristo Coutinho, e diácono Francisco Luiz Coutinho. O escritor Rev. Vicente Themudo Lessa foi pastor da Igreja Prebiteriana de Pederneiras por seis anos, sendo a mais antiga do Presbitério de Bauru e uma das mais antigas do Brasil.
Os reverendos que se destacaram no início foram Ludgero Braga, primeiro pastor, e Coriolano de Assumpção, Nathanael Emmerich, Boanerges Ribeiro e Américo Ribeiro.
No antigo Templo foi construído na década de 1930, na rua Cel. Coimbra, em terreno doado por Felicíssima de Moraes Braga e Sr. Joaquim Teixeira Cintra. É hoje preservado e neste local se realizam aulas e atividades sociais.
Em 1991 foi concluído e inaugurado o novo Templo, com salas de reuniões e onde também acontecem as aulas de ensino da Escola Dominical.
Os reverendos da Igreja Presbiteriana foram os seguintes a partir de 1970:
1970 – Francisco Alves Costa
1981/1991 – Pr. Milton Ribeiro
1992/1998 – Pr. Eduardo Florêncio
1999/2006 – Pr. Joselito Moraes Gomes
2007 - Pr. Marcos Martins Dias

Igreja Adventista do Sétimo Dia

Em 1934 fixou-se na Fazenda Saltinho, a família de Eliaquim Correia, iniciando um pequeno grupo na casa de seu sogro, Messias Ferraz de Almeida.
No ano de 1943, chegou a Pederneiras a família do colportor Hermínio Sarli, que aqui residiram por seis anos. Em 1946, a família de Eliaquim mudou-se para a cidade, sendo que as reuniões da Igreja realizavam-se nas residências.
Em 1962 o pequeno grupo reunia-se na casa de Januário Otero. Aderiram ao grupo Clarice Palamini e mais tarde a sua família. No ano de 1973, a família de Antonio Bento de Paula Filho, vindo de Piratininga, também aderiu ao grupo.
Eliaquim e sua esposa Maria Ferraz, Clarice Palamini e a família de Antonio Bento, foram os precursores da mensagem Adventista em Pederneiras.
Em 1965 alugaram um salão na rua l5 de Novembro, logo mudando para a rua Cel. Coimbra e permanecendo neste local de 1967 a 1977. Com o crescimento do grupo, houve a necessidade de mudar-se para a rua Rio Branco até 1983.
Em 1982 adquiriram um terreno na rua Arlindo Pereira para a construção da Igreja, a qual teve início em 10 de outubro de 1982.
Em 6 de agosto de 1983 aconteceu a primeira Escola Sabatina e Culto em uma das salas do prédio. A associação enviou o Pastor José Gimenes para recolher as doações. Assim foram levantadas as paredes e cobertura em janeiro e março de 1984.
Em 18 de março de 1986, foi realizado o primeiro batismo no novo Templo pelo Pr. Edelzir Dutra Amorim, e em novembro do mesmo ano, o grupo Adventista de Pederneiras foi organizado como Igreja, com uma oração do irmão Antonio Bento de Paula Filho, uma exposição pelo Pr. Edelzir, superintendente secretário da Associação Paulista Oeste e com a mensagem musical apresentada pelo quarteto “Misto Alfa”, da Igreja de Jaú. O histórico da origem e formação do grupo foi apresentado pelo irmão Antonio Palamini.
A chamada nominal dos integrantes e assinaturas de testemunho de reconsagração foi realizada pelo Pr.Carlos Roberto Alvarenga, com 39 participantes, entre eles, escolhidos os primeiros oficiais da nova Igreja, que ficou constituída dos irmãos Antonio Bento de Paula Filho, Maria R. Prazeres, Dirce C. da Silva Simões, Cláudio P. Palamini e Camilo M. Agostinho.
Atualmente, a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Pederneiras tem 150 membros batizados.

Fonte: Extraído da História da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Pederneiras - Éder Luiz Pereira de Freitas. - Colaboração: Antonio Nevito Palamini.

Igreja Batista de Pederneiras

Por volta de 1952, algumas famílias Batistas letas de Nova Odessa e da colônia de Varpa, chegaram a Pederneiras. Os cultos eram realizados tanto em leto como em português.
O chefe da família mais numerosa, diácono e pregador Roberto Bember, passou a liderar o grupo. Ainda que filiados a Primeira Igreja Batista de Bauru, passaram a constituir uma congregação autônoma, ativa, evangelizadora, em que os membros das famílias Bember e Gruntman revezavam-se na liderança. Os jovens Laimon Bember e Gonardo Bember, que mais tarde tornaram-se pastores batistas, aqui tiveram a sua chamada para a obra do Senhor.
A 10 de fevereiro de 1955 foi organizada a Igreja Batista de Pederneiras, com 21 membros, sendo 14 letos ou de origem leta na Rua Prudente de Moraes, 4-60. A sua primeira diretoria foi constituída totalmente de letos, sendo eles o Moderador Artur Gruntman, o secretário Willis Harÿs Sturmis e o tesoureiro Miervaldo Bember. Participaram da fundação Carlos Pelusch e família.
Presidiu o concílio organizador o Pastor Luiz Rizzaro, servindo como secretário o Pastor Fausto Vasconcelos. O primeiro Pastor da nova Igreja foi o obreiro leto Janis Roberto Jancevskis.

A Igreja foi transferida para a Rua Rio Branco, 4-53 onde permaneceu por 24 anos. Atualmente situa-se na Rua Duque de Caxias, Norte-356, inaugurada em 19 de Novembro de 1983. Em 16 de Junho de 1991 passou a ser a Primeira Igreja Batista de Pederneiras.

Dados extraídos de “Uma Epopéia de Fé”: A História dos Batistas Letos no Brasil – Osvaldo Ronis – Pág.460, e dados fornecidos pela Primeira Igreja Batista de Pederneiras.



Igrejas Evangélicas

Igreja Assembléia de Deus
Igreja Batista do Evangelho Pleno
Igreja do Evangelho Quadrangular
Igreja Renovada de Pederneiras
Congregação Cristã no Brasil
Igreja Universal do Reino de Deus
Centro Espírita: Centro Espírita Eterna Amizade
Salão do Reino das Testemunhas de Jeová

 

Pesquisas: Rinaldo T. Razuk.

Actualizado em Segunda, 04 Janeiro 2010 21:20  


Estatísticas

Membros : 5
Conteúdo : 66
Favoritos web : 6
Visualizações de conteúdos : 400952

Galeria de Imagens