Baú de Memórias

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Literatura

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Nós, seres humanos, cosntantemente choramos para aliviar a tristeza, sorrimos porque estamos alegres e gritamos para extravasar a raiva. Mas, seriam estas as únicas formas de expressão dos sentimentos Ao observarmos a arte em geral (literatura, música, desenho, pintura, escultura...) vemos que cada artista, ao criar sua obra, transmite idéias, pensamentos e, conseqüentemente, sentimentos.

Literatura

O primeiro pederneirense a se destacar na literatura foi o senhor José Florencio Pereira. Em 1925 publicou o livro \"SERENO NA FLOR\". Em 1945, Arnaldo Arantes publicou um estudo genealógico com o titulo \"A FAMÍLIA ARANTES\". Em 1957, Antonio Serralvo Sobrinho publicou o romance \"LUZES SOBRE O ASFALTO\". Noêmia Kuester Pisani Gerulis, professora nascida em Pederneiras em 05/11/1926, era poliglota pois falava muito bem o portugês, latim, grego, francês, inglês e alemão. Foi relações públicas no Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil. Teve vários livros publicados: \"A PEROBEIRA\" - Prêmio de literatura infantil governador do estado em 1972. \"O ACHADO MARAVILHOSO\" - recebeu a mensão Honrosa \"Monteiro Lobato\". Foi autora de outras obras como\"A PALHINHA DO PRESÉPIO\", \"O SÓSIA\", \"FOFOCA DAS FLORES\" e \"BIBLOS, O LIVRINHO\". Era membro da União Brasileira de Trovadores, tendo recebido prêmios, medalhas e trogéus por seus trabalhos. Após seu falecimento a União dos Trovadores instituiu um troféu com seu nome para premiar os que se destacam nessa arte. Ruth Pisani Lopes - Professora, escreveu \"A OUTRA METADE DO SONHO\" que recebeu mensão honrosa do Premio Mobral de Literatura do Ministério da Educação e Cultura em 1974. Julieta Pisani Walder escreveu \"ENTREVISTANDO UMA ABELINHA\\\" em 1976. Padre Caetano Kuester Pisani. Nasceu, em Pederneiras em 1924. Escreveu e publicou o livro \"Pingo de Mel\". Maria Ângela Pisani Megna. professora aposentada; herdou de seus ancestrais o dom para escrever. Tambem foi membro da União dos Trovadores do Brasil. Escreveu muitas histórias infantis e poesias, porem nunca quis editá-las.

O jovem Wagner Thales Martini Rodrigues, falecido muito jovem em 1980, escreveu o livro \\\\\\\"Viver é Morrer\\\\\\\".

Em 1974 participando de um concurso comemorativo da Semana da Pátria na Ferrovia Paulista S.A., da qual era funcionário, Jair Arismar Brumati teve o conto \\\\\\\"A Mulher Verde dos Olhos de Ouro\\\\\\\", de sua autoria publicado na revista \\\\\\\"Nossa Estrada\\\\\\\".

Dr. Américo Arantes Pereira, cirurgião dentista, filho de Josino Florêncio Pereira e Ducília Adelina de Arantes, nascido em Pederneiras em 24 de fevereiro de 1921, após 40 anos de pesquisa e estudos, lançou em 1986, o livro \\\\\\\"A Família Pereira: Descendentes de Domingos Antônio Pereira\\\\\\\", obra de genealogia com 608 páginas traçando um perfil da família desde 1680 até 1986, cobrindo cerca de onze gerações.

O cirurgião destista Marcondes Serotine Filho é autor de dois livros lançados em dezembro de 1996. \\\\\\\"O Sonho, Crônicas Escolhidas\\\\\\\", com cinquenta crônicas e alguns contos, com temática que tem o ser humano e relações com o cotidiano.

O segundo livro é \\\\\\\"Os Caçadores de Tirisco\\\\\\\" que trata de uma história destinada ao público infanto juvenil, pois e um publicação bastante elaborada com capa e ilustrações coloridas.

 

Actualizado em Terça, 05 Janeiro 2010 00:56  


Estatísticas

Membros : 5
Conteúdo : 66
Favoritos web : 6
Visualizações de conteúdos : 426420

Galeria de Imagens